Como Entrar
Como entrar em um Moto Clube
Candidate-se a uma vaga no clube. Nem todos exigirão uma candidatura formal, mas alguns, com certeza. Lembre-se, também, que muitos deles cobrarão algum tipo de taxa de filiação.
- Entre em contato com o clube ao qual deseja se filiar e pergunte como deve proceder para se tornar um membro. Caso não encontre um motoclube na sua cidade e região, monte um. Crie um estatuto, recrute alguns membros e procure a federação de motoclubes do seu estado para legalizá-lo.
- Não é fácil ser aceito nos motoclubes mais tradicionais. Muitos deles só fazem o recrutamento dos novos membros por meio de convite. Se deseja receber um desses convites, descubra o local que os motociclistas do clube costumam se encontrar e comece a frequentá-lo. Em seguida, apresente-se a alguns membros e tente se enturmar. Se eles perceberem que você se encaixa no perfil do clube, o convidarão para se filiar
- Os motoclubes nem sempre são vistos com bons olhos pela população em geral, pois passam a imagem de gangues de motoqueiros. Isso ocorre por causa do cinema e porque, de fato, há muitos motoclubes formados por criminosos, principalmente, fora do Brasil. Portanto, antes de se filiar a qualquer motoclube, faça uma boa pesquisa para saber onde está se enfiando.
- Existem clubes para todos os gostos. Desde aqueles que se dedicam a uma marca específica de moto, a uma religião, até aqueles formados apenas por motociclistas de determinada profissão. Faça uma busca na internet por motoclubes na sua região.
- Existem os motoclubes de fato e, também, os clubes (ou grupos) de mototurismo. Cada clube oferece diferentes vantagens a seus membros.
- Os grupos de mototurismo são para quem apenas quer viajar ou passear. O objetivo é se juntar a outros motociclistas e passear. Há poucos ou nenhum compromisso além de se divertir passeando.
- Por outro lado, os motoclubes são bem mais sociais. Os membros valorizam os laços de amizade, como em uma fraternidade. Normalmente, os clubes de motociclismo exigem comprometimento vitalício. Geralmente, paga-se uma mensalidade e é necessário participar de eventos (filantrópicos, por exemplo).